quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Análise BBM



Análise: BBM para Android e iOS não vale o download

Levou uma semana até que pudéssemos testar o BBM (BlackBerry Messenger) para Android e iPhone aqui no Olhar Digital, pois, embora o aplicativo de mensagens esteja disponível desde o dia 21, os interessados precisavam encarar uma fila para usá-lo. Se valeu a pena esperar? Vamos descobrir...
A princípio, o BBM parece ser mais rápido que os principais concorrentes, usando inclusive menos espaço que alguns deles. E o app é mesmo mais seguro, ele sequer associa o usuário a contas de redes sociais e números de telefone; cada pessoa conta com um PIN, um número único que o identifica no serviço.
Só que isso também atrapalha bastante na hora de encontrar contatos, já que você não tem como descobrir quais amigos do Facebook ou da agenda telefônica têm contas no BBM. Só dá para convidar pessoas por QR code, PIN, e-mail ou sms, e você teria de distribuir seu código via spam se quisesse ver a agenda cheia.
O BBM não tem nada que falte aos concorrentes. Até a ideia de usar PIN consta em outros apps, assim como o QR code, que está presente no WeChat. Fora isso, ele ainda é mais limitado. Faltam recursos simples no app da BlackBerry, como o compartilhamento de vídeos e a possibilidade de dgitar com o telefone na horizontal. Também não dá para apagar mensagens individualmente, só a conversa toda.
ReproduçãoPor outro lado, há uma coisa ou outra que beiram a inutilidade, a exemplo do Ping, espécie de "chamar atenção" que apenas mostra um "PING!!!" na tela (¬¬), e da visualização de atualizações musicais, algo que lembra o antigo MSN.
mesmo com um mês de atraso a BlackBerry ainda lançou o BBM incompleto - tanto que ele já está na versão 1.0.3, pois já saíram algumas atualizações. É possível notar que nem a tradução foi bem feita, os textos do app estão escritos em português de Portugal ou inglês.
Mas nada disso parece afastar donos de aparelhos com Android ou iPhones, que têm pelo menos mostrado curiosidade quanto ao BBM. Desde a semana passada, mais de 20 milhões de pessoas se cadastraram para usar o serviço, que agora conta com 80 milhões de usuários ativos mensais - embora haja suspeita de fraudes aí no meio.
Eu baixei, testei e vou desinstalar. E por um motivo bem simples: não há diferenciais que atrairiam meus contatos para o BBM. Já vimos isso com o WeChat, que foi muito bem avaliado aqui no Olhar Digital mas também tive de largar porque meus contatos não se convenceram.
Claro que ainda virão outras atualizações (talvez até deixem a gente escrever com o telefone na horizontal), mas até lá pode ser tarde demais. Duvido que o BBM consiga tirar usuários do WhatsApp ou, menos ainda, do Facebook, já que essas plataformas são as mais fáceis de se encontrar gente para conversar. O app tinha de ser ao menos revolucionário, mas não é.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário