sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Android 4.4 KitKat



Android 4.4 KitKat é lançado e traz várias novidades

Depois de um longo período de espera após seu primeiro anúncio, a mais nova versão do Android foi lançada oficialmente. O Android 4.4 KitKat está liberado inicialmente apenas para o Google Nexus 5, cujo anúncio oficial também foi feito na tarde desta quinta-feira (31).
Com o KitKat, o Google pretende trazer um sistema operacional mais integrado e unificado para todos os dispositivos, através da implantação do Google Play Services – que atualiza os aplicativos nativos do sistema através da Play Store em vez de por atualizações do sistema. Mas existem algumas novidades que serão exclusivas à nova versão do sistema, claro, a começar pelo visual.
Confirmando o que foi revelado com as imagens vazadas há algumas semanas, o sistema ganhou um visual renovado, com as barras de navegação e de notificações transparentes, sendo que a última abandona os ícones azuis para substituí-los por novos brancos. Alguns pequenos detalhes incrementam o visual do novo Android, como o círculo no lançador de aplicativos e a presença de uma nova fonte, uma pequena variação da Roboto que é presente no sistema desde a versão 4.0.
As novidades, claro, não param por aí: o Google Now, que antes era acessível por um gesto ou abrindo o aplicativo de busca, agora está a um deslize para a direita de distância a partir da tela inicial. O Hangouts, por sua vez, passa a ser agora também o aplicativo oficial de mensagens, o que quer dizer que você mandará mensagens SMS ou para amigos do Google Plus/Google Talk no mesmo lugar. O recurso de acordar o dispositivo falando "Ok Google", que foi introduzido com o Moto X, agora está presente nativamente no Android 4.4, embora ainda não se saiba se este recurso estará exclusivamente no Nexus 5 (que precisa estar com a tela ligada e desbloqueada).
Retornando ao objetivo de resolver os problemas de fragmentação do sistema, o Google aproveitou a nova versão para otimizar o sistema ao máximo. O Chrome, por exemplo, usa 16% menos memória RAM em comparação com a versão anterior do sistema, requerendo apenas 512MB de RAM para seu pleno funcionamento. O sistema de multitarefa também foi aprimorado, graças ao conjunto de melhorias realizado no gerenciamento de memória do Android.
Outra novidade bem-vinda é o modo tela cheia: Ele permite que você oculte as barras de navegação e notificações para consumir conteúdo utilizando toda a área da tela. De dentro da sua leitura ou vídeo, basta deslizar o dedo na ponta da tela para trazer de volta os elementos do sistema. 
 O novo aplicativo de telefone tem um sistema que facilita o acesso aos contatos que você disca com mais frequência e permite que você procure o telefone de estabelecimentos próximos na internet – o mesmo recurso é utilizado para pesquisar a origem de um número quando você recebe uma ligação de um telefone desconhecido.
Outros pequenos recursos também marcam presença no sistema: A presença de emojis em todos os aplicativos do sistema, um sistema de impressão a partir do celular utilizando o Google Cloud Print e o suporte nativo para armazenamento em serviços na nuvem – o Box.net é o primeiro a suportar este recurso, por sinal.
O Android 4.4 está disponível inicialmente apenas com o LG Nexus 5 e deve chegar nas próximas semanas para os Nexus 4, 7, 10 e para as versões Google Play do Galaxy S4 e do HTC One.

←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário